quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espaço alugado: ideias de decoração low-cost

Esta é uma pergunta que me fazem regularmente e uma situação que muitas pessoas enfrentam, quer procurem casas para alugar, quer procurem quartos para alugar. A vontade de decorar é sempre muita, mas depois surge a dúvida: vou gastar dinheiro a decorar um espaço que não é meu? Ou então, o senhorio não deixa fazer grandes obras, grandes alterações. O que fazer? Como decorar um espaço alugado sem gastar muito dinheiro? Continuem a ler e inspirem-se!

Arte bonita e low-cost como estas telas em molduras simples, pintadas com recurso a metades de batatas, são perfeitas para dar vida às paredes de um quarto ou apartamento alugado, principalmente aquelas que não podem ser pintadas. O ideal é também afixar as telas com ganchos próprios, que minimizam grandes furos nas paredes. O tutorial está no site Oh Happy Day e, na verdade, este é um projecto perfeito para qualquer casa!

É claro que se pintar as paredes for permitido pelo senhorio, não há nada como uma parede de destaque pintada numa cor inesperada para transformar instantaneamente uma decoração, criando assim um espaço mais pessoal, menos alugado. Se não for permitido, os stencils e autocolantes adesivos são uma excelente alternativa: modernos, económicos e com uma enorme variedade disponível no mercado, têm ainda a vantagem de serem facilmente removíveis.

Actualizar os armários da cozinha com puxadores giros é uma forma simples e genial de “lavar a cara” a esta divisão, tornando-a mais sua, sem gastar muito dinheiro, nem fazer obras. Não se esqueça de guardar os puxadores originais para voltar a pôr no sítio no caso de algum dia sair dessa casa alugada.
 
A iluminação é fundamental em qualquer casa, quer seja por motivos práticos, quer seja por motivos decorativos. Numa casa ou quarto alugado, ganha ainda mais importância porque torna o espaço mais acolhedor e, com tantas opções de iluminação low-cost e trendy no mercado (alguém disse IKEA?!), será bastante económico iluminar e engrandecer um espaço alugado com um candeeiro que se destaque na decoração.

Os magníficos biombos que infelizmente são muitas vezes esquecidos na decoração, têm um potencial enorme no que toca a decorar espaços alugados: podem criar divisões onde elas não existem, podem esconder aspectos menos bonitos da casa alugada, podem servir para pendurar arte e molduras se não for permitido fazê-lo nas paredes…


Nada torna um espaço mais interessante e aconchegante do que têxteis, sejam eles cortinas, tapetes, almofadas, mantas… a verdade é que cores, padrões e texturas bem escolhidas (alguém disse IKEA outra vez?!) são a alma de qualquer decoração. Se tem um espaço alugado, invista (existem tantas opções low-cost) nos têxteis e crie um verdadeiro home sweet home...
Pin It Now!

4 comentários:

  1. Tantas ideias originais e de baixo custo. Adorava fazer uma parede como aquela da foto, em ardósia, para o meu pequeno filho riscar à vontade :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Realmente muitas inspirações a baixo custo, é só cá virem ver tantas sugestões bonitas :)

    by Deva: uma alternativa à parede em ardósia é pintar um painel nas dimensões pretendidas,em MDF. Eu fiz essa opção, não por ter casa alugada, mas porque ando sempre a mudar a decoração. Sempre é mais fácil mudar um painel do que uma parede inteira :)

    ResponderEliminar

Adoro ler as vossas inspirações... não sejam tímidos!